POPULAÇÃO BRASILEIRA
Fonte:DNJ
Poucos países no mundo passaram pela rica interação de diferentes raças e etnias tanto quanto o Brasil.
A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes. A população brasileira distruibui-se pelas regiões da seguinte forma: Sudeste (80,3 milhões), Nordeste (53,07 milhões), Sul (27,3 milhões), Norte (15,8 milhões).
Etnias no Brasil
Censo ou recenseamento – contagem dos indivíduos que formam a população.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão do governo que faz a contagem da população no Brasil.
A contagem da população é feita aproximadamente de 10 em 10 anos.
A primeira contagem da população brasileira aconteceu em 1872.
Demógrafos – são os especialistas no estudo da população.
População - conjunto de habitantes de um lugar.
População absoluta – total de habitantes de um lugar.
População relativa = densidade demográfica – trata-se do número de pessoas em relação à superfície ocupada ou habitada.
Formula para calcular a população relativa ou densidade demográfica – divide-se a população absoluta pela área ocupada.
Populoso – é a qualidade referente à população absoluta, isto é: ao nº total de habitantes (sem considerar a área do lugar ou país)
Povoado – refere-se à população relativa, ou densidade demográfica.
Áreas de grande concentração populacional – as que têm densidade demográfica superior a 100 habitantes por quilômetro quadrado. Exemplo: as grandes metrópoles. Áreas pouco povoadas - as que possuem menos de três habitantes por quilômetro quadrado. Vazios demográficos - regiões com menos de um habitante/km2. Exemplo: Antártida e os desertos em geral.
Pirâmide Etária
Pirâmide etária também conhecida como pirâmide demográfica ou pirâmide populacional é uma ilustração gráfica que mostra a distribuição de diferentes grupos etários em uma população (tipicamente de um país ou região do mundo), em que normalmente cria-se a forma de uma pirâmide. Esse gráfico é constituído de dois conjuntos de barras que representam o sexo e a idade de um determinado grupo populacional. É baseado numa estrutura etária da população, ou seja, a repartição da população por idades.
Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo; a base representa o grupo jovem (até 19 anos); a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos); e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos).
As pirâmides etárias são usadas, não só para monitorar a estrutura de sexo e idade, mas como um complemento aos estudos da qualidade de vida, já que podemos visualizar a média do tempo de vida, a taxa de mortalidade e a regularidade, ou não, da população ao longo do tempo. Quanto mais alta a pirâmide, maior a expectativa de vida e, consequentemente, melhor as condições de vida daquela população. É possível perceber que quanto mais desenvolvido econômicamente e socialmente é o país, mais sua pirâmide terá uma forma retangular.
Fonte: Info Escola/ Brasil Escola/ Sua pesquisa
Bom estudo!!!
Beijocas e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário