domingo, 26 de fevereiro de 2012

Alunos do 7º Ano


Vamos estudar?


Afinal, o que é REGIONALIZAR?
Regionalizar o espaço geográfico é dividi-lo em regiões, levando em conta as diferenças paisagísticas e a organização sócio-econômica das diversas áreas. É possível regionalizar espaços geográficos grandes ou pequenos. Pode-se regionalizar um bairro, dividindo-o em áreas residenciais, industriais, e comerciais. Pode-se também dividir o mundo inteiro, identificando, por exemplo, regiões desenvolvidas e subdesenvolvidas.

O Brasil é dividido em cinco regiões geográficas, reunidos de acordo com a proximidade territorial e outras características geográficas, como paisagens e tipo de solos, semelhantes. A finalidade da divisão do país em regiões é estatística e econômica. Não há, portanto, qualquer tipo de autonomia política das regiões. Essa divisão tem caráter legal e foi proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. O IBGE levou em consideração apenas aspectos naturais na divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia; por essa razão, as regiões também são conhecidas como "regiões naturais do Brasil". Há uma pequena exceção com relação à região Sudeste, que foi criada levando-se parcialmente em conta aspectos humanos (desenvolvimento industrial e urbano).
Há também uma forma de regionalização não-oficial criada por especialistas em geografia. Nessa regionalização, o Brasil é dividido em três complexos geoeconômicos, chamados de Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Essas regiões não se baseiam em fronteiras mas sim os aspectos histórico-econômicos.

 
Fonte:Mapa Brasil



 Território Brasileiro

O Brasil ocupa o quinto lugar em extensão territorial com 9.372,614 km2, sendo superado respectivamente por Rússia, 17.075,400 km2; Canadá, 9.970,610 km2; China, 9.572,900 km2. São poucos os países que possuem territórios de grandes extensões, como é o caso do Brasil, que tem características continentais propiciando o desenvolvimento de uma grande variedade de paisagens, climas, relevos, além dos cinco fusos presentes no território.
Fonte: Alunos OnLine


Brasil e seus vizinhos - Fronteira

Fronteira é um limite (linha) que divide dois países, estados ou cidades. O Brasil possui uma extensa fronteira. No total são 15.179 km de fronteiras com diversos países da América do Sul. O Brasil não possui fronteira com o Chile e com o Equador.
Com uma fronteira marítima de 7.367 quilômetros, o Brasil tem limites terrestres com nove países da América do Sul: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, e com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana, numa extensão da ordem de 16.886 quilômetros.

Fonte: Mapa online


Limite

Limite, divisa e fronteiras são palavras usadas para definir a separação entre territórios e cada uma delas tem um significado específico. Limite é usada para designar a separação de dois municípios, divisa para a separação de dois Estados e fronteira para a separação de países. 

Observe o mapa político do médio Piracicaba, em destaque você pode observar o município de Rio Piracicaba e suas cidades vizinhas. 


CA: Catas Altas    SB: Santa Barbara      SG: São Gonçalo     JM: João Monlevade    RP: Rio Piracicaba
BV: Bela Vista de Minas      S.D. P: São Domingos do Prata


Beijocas e até a próxima!

Um comentário: